terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Guia Sobre Luas III

Como uso a minha Lua?



1) O que é o Sensor Phalanx e como funciona ?



Um Sensor Phalanx permite-te fazer uma varredura (scan) a qualquer planeta dentro do seu alcance, sendo este determinado por:

Alcance = [(Nível de Phalanx)² - 1] Sistemas solares


Ao efectuar uma varredura a um planeta, obterás uma leitura em “popup” de todas as frotas a dirigir-se para ou a voltar desse planeta, semelhante à tua própria Vista Geral, dando-te o tempo previsto de chegada (ETA) e a composição dessas mesmas frotas se estiverem na ida, ou seja, se já estiverem a regressar da missão, só é possível ver a frota como um todo, não a sua composição.

A vantagem disto é poderes sincronizar um ataque para chegar poucos segundos depois do regresso de uma frota, garantindo a sua destruição (devido a “lag” que possa ocorrer, a varredura deverá ser actualizada para re-verificar os tempos). Cada varredura tem o custo de 5000 unidades de Deutério. É basicamente por este motivo que convém estar fora do alcance de Sensores Phalanx inimigos.

No entanto, o Sensor Phalanx não consegue efectuar varreduras a outras Luas ou a Campos de Destroços.


2) O que são Portais de Salto Quântico e para que servem?




Portais de Salto quântico são edifícios muito caros, que só podem ser construídos numa Lua. Necessitas pelo menos de dois Portais (o que significa pelo menos duas Luas) para os utilizar. Assim, poderás utilizá-lo para enviar quantas naves quiseres (sem recursos, só a frota) entre dois Portais com um intervalo de 60 minutos, sem qualquer gasto de deutério.

O transporte através do Portal é instantâneo, e só pode ser feito entre duas luas do mesmo jogador.
3) Fleetsave


Bom, partimos do princípio que já sabes o que isto é ... Com uma Lua podes efectuar um fleetsave para um Campo de Destroços (não esquecendo os recicladores, claro ...) sendo este movimento de frota indetectável pelo Sensor Phalanx - ao contrário do que acontece com um fleetsave de recolha partindo de um planeta. A altura em que a tua frota estará mais vulnerável será estando parada na Lua. Ter uma lua em órbita tem ainda a vantagem demorar poucos minutos a transferir as naves para o planeta à velocidade máxima com pouco gasto de deutério, mesmo que a frota seja grande. Falaremos de outras vantagens deste factor de seguida.

4) Ninjas


Caso tenhas duas Luas terás probabilidade de preparar um bom ninja com a ajuda dos Portais de Salto Quântico. Claro que terás de ter um bom isco para atrair um atacante com uma frota minimamente decente ... Poucos minutos antes da chegada da frota atacante poderás transferir a tua frota de uma Lua para outra através do Portal e apanhar o atacante de surpresa. Esta técnica funciona melhor se combinada com um alto nível de Tecnologia de Espionagem, por forma a não permitir ao adversário ver a existência de um Portal com apenas uma espionagem. Naturalmente, isto quer dizer que deverás ter algum tipo de defesa (ou frota) para abater as sondas inimigas.
Podes igualmente usar o Sensor Phalanx para ninja em defesa de um aliado – com o conhecimento dos tempos de chegada da frota atacante, podes enviar a tua frota em missão de manter posições de forma a chegar alguns segundos antes do adversário, não lhe dando tempo de cancelar o ataque.

Isto são apenas algumas dicas sobre formas de utilizar a Lua para fazer um ninja – poderás procurar conselhos de jogadores mais experientes ou fazer pequenas experiências antes de tentar um ninja em grande escala.
 
Mas há desvantagens em ter Lua ?

1) Destruição de Luas

Sim, há desvantagens. Antes se tivesses uma colónia bem desenvolvida e ganhasses uma Lua minúscula, não tinhas qualquer hipótese de “apagar” a Lua. Terias que abandonar a colónia ou esperar que um jogador mais desenvolvido em frota ta tentasse destruir com Estrelas da Morte. Felizmente, passou a ser possível deixar a Lua.

Destruir Luas com EDM é um “negócio arriscado”. As probabilidades de uma missão deste tipo não conseguirem destruir a Lua são altas, e as probabilidades de as próprias EDM serem destruídas na tentativa são igualmente altas, tal só podendo ocorrer após combate com a frota que esteja estacionada nessa Lua.

O cálculo para uma missão deste tipo faz-se pela seguinte fórmula:

[100 - Raiz (tamanho da lua)] * Raiz (quantidade de EM)
Um exemplo para dez EDM a atacar uma Lua de 8000 km de diâmetro:

(100 – 89,44) * 3,16 = 33,36 -> ou seja, uma probabilidade de 33% de conseguir.

Tal como foi dito, existe uma boa probabilidade de a frota atacante ser destruída pela explosão da própria Lua, calculada da seguinte forma:

[Raiz (Tamanho da Lua)] / 2

Utilizando o mesmo exemplo acima, temos:

(89,44) / 2 = 44,72 % de probabilidade de destruição da frota atacante.

Se uma Lua for destruída, todas as frotas que se dirigiam para lá, irão na direcção do planeta. Sendo a Lua destruída, a slot fica livre para poderes obter uma nova Lua.

fonte: http://board.ogame.com.pt/index.php?page=Thread&threadID=401388

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...